Estão sempre surgindo ou ressurgindo gírias, nos revelando a necessidade de reconhecer seu possível sentido para o compreender quando ouvirmos mas também podermos usar. Sabendo disso, confira abaixo sobre a gíria Maria fifi:
O que é Maria fifi?
Maria Fifi é uma expressão popular para que possamos nos referir a quem realiza a prática da fofoca, seja essa pessoa homem ou mulher. Assim, costuma ser o apelido dado a quem não consegue guardar segredos e logo já conta tudo.
Entre as características de uma Maria fifi, para além da fofoca em si, está a prática de estar sempre atenta a vida dos outros, se intrometer onde não é chamada e também criar teorias sobre as pessoas para que se tenha sobre o que fofocar, não necessariamente sendo verdade as informações repassadas.
Exemplos:
- Não conte segredos para ela, é muito Maria fifi.
- A Maria fifi do bairro, vive na janela.
- Amiga, você é muito Maria fifi, ama uma fofoca.
- Tem que ter cuidado com a língua de uma Maria fifi.
Origem da expressão
A expressão Maria fifi passou a ganhar mais popularidade em 2021, quando o cantor Zé Felipe foi o responsável por expor o relacionamento entre os também cantores Tierry e Gabi Martins, contribuindo assim para que fosse visto por toda a internet como um fofoqueiro de forma bem humorada.
Apesar disso, a origem da gíria vem de muitos antes e apesar de não ser possível precisar de quando, podemos afirmar que o seu conhecimento está associado a novela global Hipertensão que era televisionada na Globo na década de 80 e nos apresentou como um de seus bordões o termo “fifi fofoqueira”
Atualizado em: 13/06/2022 na categoria: Gírias